Guia de Noivos

Estimados noivos,

a bondade de Deus os encaminha à sua Igreja para a realização de seu matrimônio. Nossa paróquia os recebe com carinho e lhes deseja felicidades em sua vida conjugal e a realização da vontade e do plano de Deus em sua vida familiar e cristã.

Lembramos do infinito amor em Deus que vocês prometem propagar e edificar em seu lar e rezamos para que Ele vos proteja sempre nesta caminhada que juntos farão.

O matrimônio, que vocês querem abençoado pela Igreja, é um Sacramento, isto é: graça de Deus que salva, presença salvadora Dele no e pelo amor de vocês. A celebração do matrimônio é um ato religioso onde acontece a consagração do amor de um pelo outro; um recebe o outro e para ele se doa, expressando nesse amor, nessa doação a união do seu amor ao amor de Deus, o amor de Cristo pela pessoa. Pelo Sacramento do matrimônio, o amor humano é assumido pelo amor de Deus, em Jesus, o esposo.

Para que vocês possam realizar plenamente este Sacramento, em uma união feliz com Cristo, é necessária uma preparação espiritual. Por isso a necessidade de uma boa preparação religiosa através da confissão e de orações, além do encontro de preparação para o matrimônio, o encontro de noivos.

Assim como Cristo manifestou sua divindade, provendo do vinho material às bodas de Caná, nós oramos para que sua vida a dois tenha em abundância o vinho espiritual da fé em Deus e da mútua compreensão, e para que Maria seja a grande animadora da sua vida matrimonial. Deus é tudo. Deixem-no ser “o” tudo na vida matrimonial de vocês.

Após o casamento, venham participar conosco da Igreja de Deus. Nossa paróquia os receberá sempre e juntos caminharemos para que o projeto de Deus Pai se realize plenamente. Leiam com atenção este guia. Ele contém as normas necessárias e informações úteis para sua orientação e os procedimentos para a realização de seu matrimônio.

Recomendações Gerais

– É permitido até 4 casais de padrinhos de cada lado.

– A fim de evitar aborrecimentos e para que o brilho e a importância da celebração não sejam prejudicados, pede-se a MÁXIMA PONTUALIDADE do noivo, dos padrinhos e da noiva, caso contrário NÃO HAVERÁ CORTEJO. Aconselhamos que seja colocado no convite 15 minutos antes do horário efetivamente marcado.

Compromissos

O noivo diz: “Eu, N… te recebo, N… por minha esposa e te prometo ser fiel, amar-te e respeitar-te, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da nossa vida.”

A noita diz: “Eu, N… te recebo, N… por minha esposa e te prometo ser fiel, amar-te e respeitar-te, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da nossa vida.”

Alianças

Esposo: “N…, recebe esta aliança em sinal do meu amor e da minha fidelidade. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.”

Esposa: “N…, recebe esta aliança em sinal do meu amor e da minha fidelidade. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.”

1) Normas contratuais Ao solicitar a realização do matrimônio nesta Igreja, os noivos deverão aceitar as condições exigidas e as presentes normas passam a ter caráter contratual.

2) Horário de cerimônia Sextas-feiras: 20h30 e 21h15 Sábados: 18h, 19h, 20h e 21h

3) Salão

Temos o salão contíguo à paróquia para 320 pessoas e com espaço para dança. Somente poderão atender nesse salão os buffets credenciados.

Será feito à parte um contrato de locação do salão, especificando a forma de pagamento a ser combinada; haverá um cheque caução datado para o dia do evento. Por se tratar de área estritamento residencial, o uso do salão com música é permitido até 1h.

4) Reservas de datas

As datas são agendadas na secretaria com antecedência. O prazo legal para desistência é de 7 (sete) dias, a contar da data do agendamento, em conformidade com o Artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor. Após esse prazo legal, os pagamentos não serão devolvidos. No caso de transferência de data ou de horário, em havendo vaga, haverá uma taxa a ser paga, observando a seguinte proporcionalidade: de 1 a 3 meses, 50%; de 3 a 6 meses, 30%; e mais de 6 meses, 15% do valor. A aplicação dessa taxa decorre da eventual impossibilidade de preenchimento do horário pretérito

O não agendamento da reserva no prazo de uma semana implicará no cancelamento da mesma.

5) Encontro de noivos

O encontro de noivos será realizado num sábado, em data e horário a ser informado pela secretaria.

6) Manifestação ao Pároco

– Se algum dos noivos não é batizado ou se é de outra religião. – Se há parentesco entre os nubentes. – Se algum dos nubentes já foi casado no Civil, religioso ou é viúvo.

7) Documentação necessária

– Certidão de Batismo (atualizada no máximo 6 meses antes do casamento) – Comprovante do Encontro de noivos – Comprovante de residências (xerox e originais) – Carteira de identidade (RG) ou equivalente (xerox e originais)

8) Confissão e comunhão

Sendo o matrimônio um sacramento, aconselhamos que os nubentes oo recebam com a devida preparação espiritual, feita com uma confissão sincera e uma comunhão fervorosa. Dessa forma, colocam Cristo como base de toda a sua vida conjugal e familiar.

9) Casamento religioso com efeito civil

A cerimônia é única, na qual o representante da Igreja declara casados tanto pela lei de Deus como pela lei civil. Para tanto, no prazo de 60 até 45 dias que antecedem o casamento, é necessário requerer junto ao cartório a Certidão de Habitação.

Certidão: a certidão do casamento religioso será entregue na própria celebração. A certidão com efeito civil deverá ser retirada no cartório, após 15 dias.

10) Casamento civil no cartório

Quando realizado, apresentar à secretária a certidão e xerox para as devidas anotações.

11) Serviços profissionais

É necessário informar à secretaria paroquial, com antecedência, o nome da empresa contratada para decoração, foto/filmagem e música.

A paróquia oferece referências de profissionais credenciados. Somente para foto e filmagem, se contratados não credenciados, eles deverão firmar um “Termo de Compromisso”, a ser entregue na secretaria com pelo menos 20 dias de antecedência, sem o que não poderão trabalhar; precisarão também recolher antecipadamente a contribuição de R$ 200,00.

Profissionais e serviços sugeridos

A Igreja Nossa Senhora do Bom Conselho não se responsabiliza por nenhuma falha por parte dos profissionais e serviços sugeridos.

A igreja não é responsável nem conveniada com nenhum estacionamento ou vallet.

LISTA DE ASSESSORIA DE CASAMENTOS

Download (PDF, 6.53MB)