História da Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho

A Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho é assistida pelos Padres e Irmãos Estigmatinos. A Congregação dos Estigmatinos foi fundada por São Gaspar Bertoni em 1916 em Verona na Itália. São Gaspar Bertoni nasceu a 09 de outubro de 1777 em Verona, cidade de fronteira com a Áustria, Norte da Itália. Era descendente de uma rica família de tabeliães, sendo filho de Francisco Luiz Bertoni e Brunora Ravelli. Os três primeiros estigmatinos a chegarem ao Brasil em 1910 foram Pe. Henrique Adami, Pe. Alexandre Grigolli e Ir. Domingos Valzachi, os quais foram trabalhar em Tibagi no Paraná.

No final de 1941 o Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Dom José Gaspar de Affonseca e Silva, pretendia fundar na cidade de São Paulo uma paróquia com o nome de Nossa Senhora do Bom Conselho. Para iniciar o projeto elaborou um estudo no qual escolheu o Alto da Mooca para a fundação da Paróquia.

O título de Nossa Senhora do Bom Conselho surgiu no século XIII na cidade de Scutari, Albânia, quando o povo começou a rezar a Nossa Senhora para protegê-lo das invasões turcas e otomanas.

O Colégio Santa Catarina, funcionando na Rua da Mooca, n.º 3758, desde 1926, foi o local escolhido para os contatos e reuniões para a fundação da nova paróquia. Pe. Vitório Nardon nascido a 28/07/1906 em Lisignago, Província de Trento, Itália, da Congregação dos Padres e Irmãos Estigmatinos, foi escolhido para ser o primeiro Pároco. Pe. Vitório já estava no Brasil desde 1936 e antes trabalhara nas cidades de Rio Claro e Sales de Oliveira, interior do estado de São Paulo.

Foi escolhido também o local onde se instalaria a sede paroquial – Rua Bixira, n.º 233, onde antes existia uma carpintaria. A inauguração da Paróquia aconteceu no dia 16 de março de 1941 com a celebração da Missa e a presença de muitas pessoas interessadas na instalação oficial da Paróquia. Uma pequena procissão foi realizada saindo do Colégio Santa Catarina até a Rua Bixira. À frente do povo foi levado um quadro de Nossa Senhora do Bom Conselho emprestado pelo Colégio São Luís de São Paulo. Nesse mesmo dia 16 Pe. Vitório Nardon começou a escolher pessoas para a formação de associações religiosas.

O dia 26 de abril foi escolhido para ser o Dia da Padroeira Nossa Senhora do Bom Conselho. Além disso, ficou definido que todo dia 26 do mês seria celebrada uma missa especial dedicada à Padroeira.

A primeira associação fundada na Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho foi a Pia União das Filhas de Maria, núcleo iniciado com 24 moças e que passaria a fazer parte da Pia União do estado de São Paulo. A segunda associação foi da Congregação Mariana com início a 02 de abril de 1941, congregando cerca de 40 pessoas entre rapazes solteiros e homens casados, órgão que passou a ser filiado à Federação das Congregações do Estado de São Paulo.

Em maio foi fundada nova associação, a do Apostolado da Oração, com registro feito no Secretariado Geral a 23/05/1941. Em maio também foi criado o Círculo Operário da Mooca com sede provisória na Rua Taquari, n.º 91. Em 26/04/1942 foi fundada a Liga Católica Jesus, Maria e José. E por último, a 13/09/1942, foi fundada a Associação de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

No primeiro trimestre de 1945 foi adquirido à prestação um terreno de 4000 metros quadrados na Rua da Mooca, esquina com a Rua Fernando Falcão. Dia 28/04/1945 acontece missa campal celebrada por Monsenhor Paulo Rolim Loureiro no terreno para marcar sua posse, onde foi erguida uma cruz.

Em 1946 foi aprovado o projeto para a construção da nova Igreja e em 1947 foi iniciada a terraplenagem. De 1943 a 1948 muitas quermesses e alguns festivais de música foram realizados para arrecadar dinheiro para as obras da futura matriz.

Em novembro de 1948 a parte debaixo do novo templo estava concluída e seu endereço ficou sendo Rua da Mooca, n.º 3911. A partir de 1949 foi definido que todas as promoções realizadas pela Paróquia seriam destinadas à construção da parte de cima da Igreja ao nível da Rua da Mooca. Entre 1950 e 1955 os trabalhos de construção do 1º Andar foram intensificados. Além das atividades de construção da sede da Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho, também foram realizados atos religiosos devido à comemoração do Ano Santo em 1950.

Em outubro de 1955, depois de 15 anos de intensos trabalhos para a construção da sede da Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho, Pe. Vitório Nardon é transferido, e Pe. Luís Eccli, vigário paroquial, assume a paróquia em seu lugar.

Ir. Giovane Pazuch, CSS